terça-feira, março 20, 2007

Vamos nos casar na lua crescente!

Descobri alguns fatos interessantes ligados à tradição do casamento. Eu — que sempre me julguei moderna o bastante para não casar — percebo que essa fase tem me amolecido e me enchido de romantismo, por isso tenho buscado a origem de alguns rituais.

Parece que não se sabe ao certo de onde veio a "lua-de-mel", mas suspeita-se que tenha surgido na Roma Antiga, em que era costume pingar gotas de mel na casa dos noivos, para que tivessem uma vida doce. Diz-se também que os germânicos podem ter dado origem à expressão, já que se casavam na lua nova e, na cerimônia, tomavam uma mistura de água e mel para ter boa sorte. Li também que os judeus acreditam que casar na lua crescente traz muita felicidade para o casal. Não resisti e fui atrás da lua que estará no céu no dia do nosso casamento... o resultado: vem mais felicidade por aí, gente!

Fiquei curiosa a respeito do costume norte-americano de usar "something old, something new, something borrowed, something blue" (algo velho, algo novo, algo emprestado, algo azul) e descobri que o verso termina com a frase "and a silver sixpence in her shoe" (e um sixpense prateado no sapato dela). Como sixpense era uma moeda fabricada na Inglaterra de 1551 a 1967, sabe-se que a tradição surgiu nesse país, provavelmente na Era Vitoriana.

Cada um dos itens deveria ser usado pela noiva no dia do casamento, o que atrairia sorte. O "algo velho" representa a continuidade da família e a tradição. O "algo novo" significa otimismo e esperança para a nova vida. Já o objeto emprestado deve pertencer a um amigo ou familiar que tem um casamento feliz, para que transmita o sucesso de sua união ao novo casal. A cor azul do penúltimo item é associada ao casamento há séculos. Na Roma Antiga, as noivas usavam azul para expressar amor, modéstia e fidelidade. A própria religião católica veste a Virgem Maria de azul, para transmitir pureza. Na cultura brasileira, costuma-se usar algo azul para "cortar a inveja" das moças solteiras.
Por fim, o sixpense — a moeda no sapato — simboliza riqueza e segurança financeira.
O difícil é arranjar um modo de incluir todas essas coisas na roupa da noiva...

7 comentários:

Renata Nakano disse...

Minha mamãe casou de azul. Tava muiiito linda!

Ex-finge disse...

eu já tinha ouvido falar nesse lance de algo novo, algo azul, algo velho... achei bem legal. o difícil é arrumar a tal moedinha, o resto, a gente dá um jeito, martchu. agora, falando em tradição, que tal colocar o nome das suas amigas solteiras na barra do vestido hein? já casei muitas amigas e relutei em fazer isso, mas sabe como é, a idade vem chegando, e nada....

Martha Lopes disse...

Lu!!! Fiquei super frustrada porque nenhuma das minhas amigas quer que eu ponha o nome na barra dos vestido! Você quer?!

Renata Nakano disse...

HAHAHAHA...!!!!

Ex-finge disse...

ôpa! estamos aí!

Pati Vieira disse...

ei! vc nao me perguntou se eu queria colocar o seu nome na barra do meu vestido (é isso???)...não sou considerada sua amiga, portanto? Adorei essa história de tradições...e usarei azul mais vezes...quem sabe assim...né...enfim...

e qdo me casar vou usar algo de vcs emprestado...pode até mesmo ser o sixpense com o seu chulé..haha

marts...vamos conversar sobre os mapas, nêga...tenho que te explicar umas coisinhas before everything, ok, darling?

um beijnho cheio de saudade, bonitinha do meu coração

Pati Vieira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.